“ORAI E VIGIAI”, NA VISÃO DA APOMETRIA


Uma das dúvidas mais freqüentes das pessoas que entram em contato com a Técnica da Apometria, é: ao procurar ajuda, a pessoa pode contar com a eliminação do problema físico/emocional/espiritual?
O resultado do tratamento está diretamente ligado ao mérito da pessoa. A Apometria trata a pessoa e lhe recomenda a prática do “Orai e Vigiai”, através de ações simples como a oração. Também, lhe oferece a oportunidade de desenvolver sua espiritualidade, trabalhar na caridade e perdão, obtendo bônus-hora necessários para pagar seu obsessor/cobrador. “...fora da caridade não há salvação” (Evangelho, segundo o Espiritismo). Esse é um ponto essencial de um verdadeiro trabalho Crístico.
A possibilidade de ajudar as pessoas a se “Curarem” utilizando a Apometria, não pode resolver a totalidade das questões envolvidas, pois a simples “ cura” não paga a dívida cármica da pessoa. Mas, “curando-a”, a Apometria a coloca em posição de entender o processo cármico.
Raramente dá certo uma cura espiritual sem a complementação através do entendimento das ligações espirituais que os envolvem. O obsessor se afasta, o paciente sai curado, mas ainda tem que pagar por sua própria libertação. Se não, o ex obsessor busca de novo o seu antigo devedor e lhe cobra de alguma forma.
Baseado no livro,”Evolução em dois mundos”. psicografado pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Ditado pelo espírito André Luiz

Seguindo esta reflexão...quando a pessoa localiza seus pensamentos na esfera dos sentimentos improducentes, como a dor, o remorso, o orgulho e o ódio, de modo a situar toda sua atenção em uma idéia fixa doentia, tal procedimento, resultado do livre arbítrio, reduz o padrão vibratório do indivíduo, favorecendo o intercâmbio de idéias semelhantes e dificultando a ação benéfica de espíritos que queiram auxiliar. Dependendo da duração, predisposição ou intensidade, pode ocasionar “uma idéia fixa” doentia e descontrolada.
"O pensamento é criador, não atua somente ao nosso redor, influenciando nossos semelhantes para o bem ou para o mal, mas atua principalmente em nós; gerando nossas palavras, nossas ações e, com ele construímos, dia-a-dia, o edifício grandioso ou miserável de nossa vida presente e futura".
André Luiz em “Evolução em Dois Mundos”, diz que o pensamento energiza o fluido vital que somos portadores, levando o comando automático de todas as funções celulares, através dos centros de força (Chakras).
Estes chakras fazem parte do corpo espiritual que, como os órgãos do corpo físico, sofrem desajustes e atrofias, quando cometemos excessos e os usamos indevidamente.
Assim, quando no plano mental passamos a vibrar o pensamento em faixas inferiores, favorecemos a obstrução dos canais de comunicação, impedindo a recepção de pensamentos construtivos, despertando no intimo do ser, estados de natureza primitiva, que nos levarão a cometer uma série de ações perniciosas (maldosas).
Uma pequena queda então, acumulada a outras do mesmo teor, pode desencadear uma determinada disfunção, derivando daí uma forma mais intensa de fixação mental, de difícil reversão. Nas mentes invigilantes podem aflorar sentimentos a serem depurados, enrustidos em nossa memória profunda, como o remorso ou a vingança, com ou sem a ajuda de espíritos obsessores. São agentes facilitadores dessa situação, a falta de oração, mente ociosa, a vontade debilitada e a valorização do instinto, em detrimento da razão e da compaixão.
Como conseqüência destas atitudes errôneas, colhemos a dor moral proporcional aos débitos contraídos. Soma-se a isto a grande probabilidade de gerar doenças físicas e mentais, com o risco, inclusive, de o espírito ficar estacionado por tempo indeterminado na ascensão evolutiva.

Baseado no livro, “Em Libertação”, Gúbio esclarece André Luiz:
O espírito é também transformável e perecível, embora estruturado em tipo de matéria mais rarefeita. ...São espíritos infortunadas, entregues aos propósitos de vingança e que perderam grandes patrimônios de tempo, em virtude da revolta que lhes atormenta o ser. Gastaram o corpo espiritual, sob inenarráveis tormentas de desesperação e imantam-se, naturalmente, àqueles a quem odeiam..."



Miramez assinala no seu livro ”Horizontes da Mente”:
"Uma mente desajustada provoca conturbação de igual desajuste, e ainda coleta forças da mesma sintonia para seu próprio convívio, altera a função orgânica e desencarrilha o carro da vida por tempo indeterminado".

Salientamos ainda o que diz Martins Peralva no livro ”Estudando a Mediunidade”:
"Podemos definir o estado de fixação mental de uma pessoa como aquele em que ela nada vê, nada ouve, nada sente além de si mesma. O espírito isola-se do mundo externo, passando a vibrar unicamente ao redor do próprio desequilíbrio, cristalizando-se na dor ao longo do tempo."  Trata-se de uma auto-hipnose negativa que cerceia o intelecto do espírito, induzindo-o a repetir os mesmos raciocínios. Pode também ser considerada como uma auto-obsessão em que o indivíduo passa a ser simultaneamente o obsedado e o obsessor, pois segundo Martins Peralva, a fixação mental é a influência do espírito sobre si mesmo, tornando-se muito difícil de ser removida. A reencarnação surge, para estes casos mais críticos, como o único caminho para a solução, gerando, entretanto, criaturas com problemas físicos ou mentais. Favorece ainda a aproximação de espíritos obsessores, devido aos pensamentos negativos exteriorizados a comungarem com os afins, agravando ainda mais os problemas criados.

Dr Ricardo Di Bernardi, Presidente do Instituto de Cultura Espírita de Florianópolis, diz ainda que "trata-se de uma idéia fixa doentia auto-hipnotizante, que vibra de forma contínua e constante, de maneira desequilibrada, gerando uma energia que gira sempre de maneira igual e repetida pelo mesmo pensamento desequilibrado. Ao vibrar repetidamente na mesma freqüência e em desequilíbrio com a Lei Cósmica Universal, gera sofrimento.
Assim, a insistência do espírito em, por auto-hipnose, reviver pensamentos e sentimentos negativos, geralmente de apego, remorso e vingança, faz com que perca a noção de tempo e espaço, ficando preso no círculo vicioso em que vive mentalmente.
O obsessor pode chegar à aura de alguém somente pela atração natural que essa pessoa exerce sobre ele. Nada mais é necessário como ponte, basta a sintonia entre os dois, como ímãs. Além da influência psicológica, os parasitas obsessores agem também drenando energias do obsedado, podendo levá-lo até a morte.
É importante notar, no entanto, que como em qualquer processo obsessivo a ligação deste com a sua "vítima" nunca acontece sem a anuência ou permissão da própria vítima, ainda que inconsciente, pelo hábito de cultivar pensamentos de remorso, ódio, egoísmo, desejo de vingança, apego excessivo a coisas materiais e pessoas, ainda que por amor, etc.

A anatomia e a fisiologia dos obsessores adquirem assim todas as características próprias dos parasitas da Terra, especializados na assimilação e metabolismo de forças vitais roubadas de outros seres vivos. Embora qualquer tipo de energia vital possa servir-lhes para este fim, aquelas que melhor se adaptam as suas necessidades e para as quais eles se especializaram são as energias do psiquismo. Por isso, o hospedeiro natural do obsessor é a mente humana. Devido a esta característica, os obsessores comumente se agrupam aos espíritos dedicados ao mal, que os utilizam como instrumento de torturas humanas. Eles podem atá-los aos cérebros de inditosos obsedados, minando suas forças e deteriorando suas resistências psíquicas através do escoamento de suas forças mentais. Induzem assim, não somente a depressões, mas à demência e à loucura, desequilíbrio de difícil remissão, tanto na carne quanto no mundo espiritual.

Prevenção
1)  Atender ao chamado do evangelho. 
2)  Manter objetivos e ideais nobres, do ponto de vista espiritual. 
3)  Intensificar a reforma íntima. 
4)  Estudar as leis da natureza, as Leis Imutáveis de Deus. 
5)  Orar e vigiar.(ocupar a mente com orações e pensamentos produtivos, vigiar os pensamentos e as ações)
6)  Disciplinar a vontade. 
7)  Ter mente e mãos ocupadas no trabalho. 
8)  Usar ponderadamente a razão entre o impulso do instinto e as ações. 
9)  Detectar e concentrar esforços para eliminar os hábitos infelizes, por mais insignificantes que pareçam.

Pesquisa do Grupo de Apometria NEUTRA PA,
em estudos sobre Os Ovóides – uma regressão biológica representando o colapso da forma e da consciência. (outubro 2010)